top of page
 Cerimônias Ciganas

 

Bandeira-cigana-estilizada_ims.png
santo_sara_blog.jpg

As celebrações ciganas são belíssimas, repletas de danças, música, alegria e encantamento. Por isso uma Festa temática Cigana oferece a oportunidade de conhecer o que há de mais admirável na cultura cigana, bem como de enaltecê-la. 

zodiaco.jpg

Quem já teve a oportunidade de presenciar uma das legítimas celebrações ciganas sabe da beleza dos bailados, da força da música cigana e da ancestralidade de suas tradições que provocam uma emoção única. Uma festa para o povo cigano é uma celebração à vida, à alegria e a junção de todos os bons sentimentos com as boas coisas da vida.

De acordo com Nicolas Ramanush, presidente da Embaixada Cigana do Brasil Phralipen Romani, não é possível falar em um só casamento cigano típico. Cada grupo cultiva crenças e hábitos particulares e o casamento reflete as múltiplas facetas desta rica cultura.

 

Rodrigo Valenzuela, da Família Valenzuela, representante da cultura cigana em São Paulo, também explica que cada grupo tem uma tradição. “Principalmente porque eles adotam um pouco dos costumes locais da região em que estão”, conta. Com a miscigenação, alguns costumes mais tradicionais foram se adequando à cultura brasileira. Mas há casamentos que ainda resgatam a tradição cigana.

zodiaco.jpg

Encontrando o vestido de casamento perfeito!

Como ainda acontece em países como a Índia, segundo Nicolas Ramanush, é tradição a noiva vestir-se de vermelho. “A cor vermelha no vestido simboliza a paixão, o amor e a energia que a vida de casada irá demandar. Alguns clãs, aqui no Brasil e no mundo, ainda praticam esse ritual”, completa Nicolas.

 

Noivas Ciganas usam dois vestidos, um branco e um vermelho. As noivas ciganas tem preocupação em dobro na hora de decidir o vestido de noiva.
Isso porque, segundo a tradição, elas não usam apenas um, mas dois vestidos na cerimônia. “Elas põem um branco e um vermelho. E, às vezes, um terceiro, curto, para o terceiro dia de festa”, conta o estilista de noivas Juarez Fernandes.

zodiaco.jpg

Criando o seu menu

Para os ciganos o ato de cozinhar é muito especial, porque através da comida acredita-se que se pode encantar outras pessoas usando ingredientes que tem um sentido próprio.

Geralmente são servidos legumes, carnes e cozidos como o Charr Tsulhardo, a paella, ensopados, caldos e pães. Entre os assados: Pernil de carneiro (Bakró); Pernil de leitão (Baló); Cabrito Frito com arroz e brócolis (ou lentilha ou nozes); e/ou roletes de carne bovina ou frango com pedaços de cebola, pimentão (verde e amarelo) e tomate.

A melhor opção para servir os convidados é o estilo franco-americana ou self-service a partir de um aparador central ou em lugares estratégicos.

bottom of page